quinta-feira, 18 de julho de 2013

Não me entenda mal


Não posso dizer que as coisas estão no seu devido lugar, apesar de que a maioria delas não estão aonde eu realmente queria que estivessem. Mas sempre será assim, sempre terei algo pra consertar, uma história pra terminar, ou um plano pra iniciar. Fico triste quando percebo que a maioria das pessoas vivem as metades, amando mais ou menos, sendo meio amadas, querendo algo inteiro, mas aceitando um meio romance. E ainda esperam que tudo se ajeite no dia seguinte, como se os acertos fossem obra milagrosa do tempo. Eu vivo me perguntando - como uma pessoa espera uma felicidade completa quando nem ela mesma consegue ser.
Relacionamentos são complicados. Pessoas são complicadas, sem exceções. Um relacionamento só dá certo quando duas pessoas estão na mesma sintonia, ao contrário, na primeiro briga já é um adeus. E sabe por que? Porque amor não basta. Amor pode fazer curar uma ou duas feridas, mas quando o buraco for mais em baixo, só o amor não vai salvar. É preciso mais, muito mais. Você pode pensar que não, pode falar que o amor cura tudo. Mentira. O amor não cura, o amor disfarça. Um dia, quando você menos esperar seu relacionamento receberá uma chuva de água fria, e você ficará pensando o que é. Será todos as cicatrizes que você achou que o amor tinha curado, caindo sobre você.
Tá doendo? Porque essa é a intenção. Não me entenda mal, mas eu sofri muito na tua mão e é quase que um prazer te ver sofrendo assim. Lembra de quando eu disse que doía? Acho que agora você concorda comigo. Porque não é fácil entrar na vida de uma pessoa, agir como se ela fosse a sua favorita no mundo e depois simplesmente ir embora. E toda vez que eu dizia que te amava, você respondia que isso era coisa da minha cabeça. E eu sempre sussurrava para mim mesma: Não é da cabeça, é do coração.

Por que ninguém me explicou?


Ninguém nunca parou pra conversar comigo quando eu era pequena, e falar das coisas que eu ia passar. Não me disseram que a vida não se satisfaz com apenas algumas coisas. Ela sempre quer mais de nós. Não me falaram que haviam pessoas que iam se aproximar de mim, só quando precisassem de uma ajuda. Nem alertaram pra que eu pudesse ter cuidado com as pessoas ao meu redor. Ninguém nunca reservou um tempo, pra me falar que os passarinhos aprendem a voar sem a ajuda dos pais. Nem sequer me disseram que as dores são infinitas igualmente ao céu. Não me perguntaram se eu tinha dúvidas sobre o amor, e da forma de amar. Não falaram aos meus ouvidos que haveriam obstáculos e mais obstáculos. Não me disseram que certas coisas, ninguém entende. Mas uma coisa eu entendo. Se tivessem me falado sobre tudo isso, tudo o que eu ia passar nessa vida, eu não ia entender nada. Ia entrar no ouvido, e sair pelo outro. Talvez eu nem escutasse. Mas nós precisamos passar por certas situações, pra entende-las. As coisas fazem sentido, quando se é sentida.